Nessa disciplina você estudará sobre a importância dos dados no planejamento urbano e nos sistemas de transportes, entendendo desde as ferramentas de coleta e armazenamento, até o processamento e análise das informações geradas, permitindo gerar respostas aos problemas urbanos através da integração destas ferramentas na formação de políticas públicas, bem como inovações e novas tecnologias possibilitadas pelos dados gerados dados.
Duração: 40h
Ementa:
Importância da obtenção de dados para aplicação do planejamento de transportes. Pesquisa origem destino domiciliar. Pesquisa embarque e desembarque. Possibilidades no levantamento de dados. Importância do geoprocessamento para análise de dados. Possibilidades de softwares. Disponibilidade de dados abertos. Logística urbana. Mobility as a service. Cidades inteligentes na legislação brasileira.
Professora: Danaê Fernandes
Graduada e Mestre em Arquitetura e Urbanismo, especialista em Engenharia de Tráfego e Planejamento de Trânsito. Com experiência técnica como integrante e coordenadora de equipes multidisciplinares em Planos Diretores, Planos de Mobilidade Urbana, propostas de novos sistemas de transportes por ônibus, Estudos de Tráfego rodoviários e urbanos, é diretora da empresa URBdata®, cuja proposta é aliar a engenharia de dados ao planejamento da mobilidade urbana para construir cidades melhores.